• Fumar um cigarro após aquele cafezinho…
  • Fumar um cigarro após a refeição…
  • Fumar um cigarro para alívio do stress…

Dependência comportamental, física ou psicológica?
Os três. O consumo do tabaco pode trazer bem-estar momentâneo, mas não duradouro e, junto com seu consumo, vem a dependência da substância, o que impossibilita largar o vício.

O tabaco é uma substância lícita, reconhecida como prejudicial por causar dependência física, psicológica e comportamental, sendo considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável do mundo.

Por trás do cigarro, podem estar associados vários outros sintomas, como exemplo, a ansiedade.

  • Você já se perguntou o que te levou a fumar?
  • Esse motivo prevalece até hoje?
  • Como se livrar do vício?

Compreender esse vício de uma maneira mais ampla, buscando o motivo que leva a fumar, pode ser uma alternativa a tentar entender esse hábito e possivelmente ter de lidar com assuntos mais amplos, que dizem respeito a si mesmo enquanto pessoa.

Nesse caminho, talvez seja possível encontrar algumas barreiras que fazem com que o fumo persista em sua vida e rotina. “Importante lembrar que nem sempre conseguimos dar conta de assuntos mais amplos, por mais que digam respeito a nós mesmos. Nesse momento, é onde pode-se buscar ajuda profissional, com psicólogos”, destaca a psicóloga Bruna Serejo, voluntária do Horas da Vida.

Novos hábitos

Importante ressaltar que a dependência, por envolver uma série de fatores, como hábitos sociais e ambientais, em primeiro lugar, é importante querer deixar o vício e possibilitar que novos hábitos façam parte de sua vida, como atividade física, mudanças alimentares, ambientes que não remetam ao vício, e estabelecer uma meta para deixar o cigarro de lado, dando enfoque à qualidade de vida, pensando em presente e futuro.

Acompanhe o trabalho da psicóloga Bruna Serejo, voluntária do Horas da Vida, em suas redes sociais
Facebook: www.facebook.com/brunaserejopsicologa
Instagram: www.instagram.com/brunaserejo
YouTube: http://bit.ly/YoutubeBrunaSerejo

BOLETIM

/  cadastre-se e receba nossos informativos para saber das novidades e ações do Horas da Vida

 

› Política de Privacidade    › Termos de Uso

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

O Horas da Vida não realiza atendimentos de emergência. Para emergências e/ou ambulâncias entre em contato com o serviço de atendimento de urgência de sua cidade.

Creative Commons License

Instituto Horas da Vida by Horas da Vida is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright © 2016 Horas da Vida - All rights reserved.

Instituto Horas da Vida - Rua Ferreira de Araújo, 221 cj 93| CNPJ: 190304120001-00

 

×