Hoje em dia, com os recursos da medicina molecular, sabemos que o câncer de mama não é uma única doença, mas um conjunto de doenças, que são classificadas em basicamente 4 tipos. São esses quatro tipos que norteiam o tratamento após a cirurgia. Isso porque, depende do tipo de célula da mama que se transformou em célula tumoral, devido a perda do controle da divisão celular, se multiplicando sem controle e formando o tumor.

O câncer de mama é classificado em 4 tipos:

Luminal A – quando as células tumorais dependem do hormônio estrógeno para se dividir, então quando é este tipo de tumor, após a cirurgia a paciente tem que usar um medicamento que bloqueia a ação do estrógeno por 5 a 10 anos. Esse tipo de tumor é mais frequente em mulheres com mais idade.

Luminal B – também dependem de estrógeno, mas também expressam uma proteína na membrana da célula que se chama proteína HER 2. Nesses casos, os tumores são mais agressivos e o tratamento é associado a um medicamento que bloqueia essa proteína, que se chama Trastuzumabe.

Triplo Negativo – quando as células não expressam receptor de estrógeno e proteína Her 2, esses tumores são muito agressivos e o tratamento de quimioterapia tem que ser feito logo após a cirurgia.

Tumores Her 2 positivos – quando a célula tumoral só expressa a proteína Her-2. Nesses casos, o tratamento é com quimioterapia associada a Trastuzumabe. Esse tipo de tumor é mais comum em mulheres jovens.

Sinais de alerta e recomendações:

– O câncer de mama geralmente não tem sintomas nas fases iniciais, mas um sinal de alerta são nódulos na mama, deformidades e retração de mamilo.
– O câncer de mama não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é a melhor maneira de controlar a doença.
– A recomendação do Ministério da Saúde é a realização de mamografia a partir de 40 anos, exceto em mulheres que têm parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filhas) acometidas pela doença, e neste caso, a recomendação é ser acompanhada por um mastologista regularmente.

Texto: Doutora Silvia Graziani, Oncologista, voluntária do Instituto Horas da Vida

BOLETIM

/  cadastre-se e receba nossos informativos para saber das novidades e ações do Horas da Vida

 

› Política de Privacidade    › Termos de Uso

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

O Horas da Vida não realiza atendimentos de emergência. Para emergências e/ou ambulâncias entre em contato com o serviço de atendimento de urgência de sua cidade.

Creative Commons License

Instituto Horas da Vida by Horas da Vida is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright © 2016 Horas da Vida - All rights reserved.

Instituto Horas da Vida - Rua Ferreira de Araújo, 221 cj 93| CNPJ: 190304120001-00

 

×