Janeiro Branco - Alerta para importância de cuidados com a saúde mental

Mayara Rabelo



O mês de janeiro faz um alerta para os cuidados com a saúde mental. Manter a saúde mental no período de férias durante a pandemia pode se tornar um desafio. As viagens foram adiadas e as medidas para se proteger do COVID-19 continuam, o que inclui evitar aglomerações ou até mesmo sair de casa.


Segundo a psicóloga clínica e voluntária do Horas da Vida, Miqueli Brito, a ansiedade se instala quando temos horários muito desorganizados. “Ter um horário para comer, dormir, é essencial. Acordar entre 6hrs e 10hrs da manhã, praticar exercícios, comer algo saudável, meditar. Esses são os melhores horários para realizar essas atividades. Jantar algo leve para dormir melhor, sendo melhor o último horário para comer às 20hrs. Dormir entre 22:30 e 23:hrs, tentar dormir sempre no mesmo horário. Dormir no mínimo 07hrs”, disse.


A recomendação é redobrar os cuidados com os hábitos no período noturno para não desencadear estresse ou insônia. “Evitar nesse período, pelo menos uma hora antes do horário de dormir ficar vendo TV, ou celular até tarde. Ler um livro nesse período, ou fazer atividades mais relaxantes. Manter uma rotina é essencial para a saúde mental, física. Interfere em tudo”, explica Miqueli.


Procure ajuda de um profissional de saúde quando notar que a ansiedade, estresse, insônia estão constantes e interferindo em suas atividades diárias.