Conheça os principais sintomas indicativos da Diabetes



De forma equivocada é comum associar o excesso de açúcar a uma das principais causas da diabetes, mas ele não é o único fator para o surgimento da doença. É preciso levar em consideração a idade, histórico familiar, obesidade e pressão alta.

Por não apresentar sintomas em estágios iniciais, reforçar a conscientização a respeito da doença é extremamente importante.


Confira alguns sintomas que podem indicar diabetes:

Excesso de sede;

Excesso de urina;

Fome excessiva;

Emagrecimento;

Cansaço;

Apatia;

Visão embaçada;

Pele seca;


A prevenção começa com a adoção de um estilo de vida saudável - a Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza um manual com dicas de nutrição para quem é diabético -, e com a realização de consultas e check-ups regulares. Apesar de não ter cura, há uma vasta medicação disponível para controle da diabetes e o médico irá indicar aquele que se adapta ao seu perfil. O intuito da medicação é ajudar o pâncreas a produzir mais insulina, diminuir a absorção de carboidratos e aumentar a sensibilidade do organismo à ação da insulina.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem com a diabetes e metade desconhece ser portador da doença. O dado mais alarmante é que até 2045 , a previsão é que haverá um aumento de 62% de casos na América Latina, alcançando a marca de 42 milhões de pessoas acometidas pela patologia.


Com um simples exame de sangue já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.