Você sabe quais são as Doenças Crônicas Não Transmissíveis?



Você já se perguntou como um diagnóstico de uma doença crônica não transmissível pode mudar totalmente o seu estilo de vida? As doenças crônicas tendem a surgir quando deixamos a saúde de lado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas são responsáveis por 63% das mortes em todo o mundo. Essa porcentagem equivale a 36 milhões de pessoas anualmente. Com certeza isso significa muitas pessoas acometidas pelas doenças crônicas.

Quais são?

As doenças crônicas não têm uma causa única. Geralmente, é uma consequência de algum dano no organismo de longa progressão, que muitas vezes levamos por toda vida. Podendo ser silenciosas ou sintomáticas.


Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, asma, câncer, osteoporose, Mal de Parkinson, derrame cerebral, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, dislipidemia).


Alimentação inadequada, obesidade, uso de álcool, cigarro e outras drogas, sedentarismo e falta de descanso são os principais fatores que levam ao desenvolvimento dessas patologias.


Exames preventivos de rotina nos serviços de atenção primária são recomendados para a prevenção de doenças crônicas.

E as doenças crônicas transmissíveis?


São as doenças infecciosas e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas. Exemplos deste tipo de doença: AIDS, hepatite B e C e tuberculose.


Mas, será que existe uma forma de viver de bem com a vida mesmo com DCNTs?


Apesar de não haver cura comprovada para as doenças crônicas, saiba que a mudança de um estilo de vida pode garantir a sua saúde.