6 passos para evitar a intoxicação alimentar no verão




Você sabia que sintomas como vômitos, náuseas, dor abdominal, cólicas, diarreia, febre, desidratação, fraqueza muscular, sede excessiva podem ser sinais de uma intoxicação alimentar? Com as altas temperaturas e o período de férias, as intoxicações provocadas pelo consumo de alimentos se tornam frequentes. Isso porque as pessoas mantêm o hábito de consumir em restaurantes no período de férias, o que pode desencadear uma intoxicação alimentar.


De acordo com a nutricionista e voluntária do Horas da Vida, Bianca Costa, os sintomas de uma intoxicação alimentar podem ser leves ou graves. “Precisamos estar atentos, pois os sintomas podem ocorrer logo após a ingesta do alimento contaminado e pode durar até uns 10 dias, tudo dependendo do microrganismo e das condições de saúde da pessoa infectada”, explica.


A intoxicação acontece na ingesta de alimentos ou bebidas contaminados por agentes infecciosos, porém há uma certa dificuldade de prevenção, pois geralmente os alimentos/bebidas contaminados não apresentam sinais da presença desses micro-organismos.


Devemos tomar alguns cuidados, principalmente durante o verão, para evitar esse tipo de contaminação. São eles:


  • Lavar bem os utensílios de cozinha, principalmente após a manipulação de alimentos crus.

  • Evite consumir peixes crus ou carnes mal passada, quando não souber da sua procedência.

  • Os ovos devem ser bem cozidos para evitar a transmissão de Salmonella. Evitar consumo de ovos crus, principalmente em preparações como maionese e doces.

  • Tome leite pasteurizado, no caso de não haver essa opção, ferva-o.

  • Lave as hortaliças numa solução preparada de um litro de água e uma colher de água sanitária.

  • Lave bem as mãos, antes do preparo de quaisquer alimentos.

  • Mantenha alimentos crus, separados dos cozidos.

  • Logo após aquisição de alimentos perecíveis, coloque-os no freezer ou congelador imediatamente e os descongele com segurança, na geladeira.

  • Em caso de dúvida, não faça o consumo do alimento.

Receba nossas Novidades

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos que promove, por meio de uma rede de voluntariado, a inclusão social a partir do acesso à saúde.
 

Nosso foco é a atenção primária e buscamos atender pessoas em situação de vulnerabilidade, geralmente atendidas por organizações ligadas ao terceiro setor.

Encontre-nos

O Horas da Vida se orgulha de ter conquistado, ao longo dos seus 7 anos, importantes prêmios de reconhecimento, como:

Melhores2020_RGB.png
Melhores Ongs 2019.png
Melhores-Ongs-2018.png
GPTW.png
Selo Padrao Doar.png
UBS.png

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Copyright © 2020 Horas da Vida - All rights reserved. Instituto Horas da Vida - Rua Ferreira de Araújo, 221 cj 93| CNPJ: 190304120001-00