Mitos e verdades sobre o câncer de mama



Apesar de o mês de outubro reforçar a conscientização do câncer de mama, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o que é preciso fazer para prevenir o câncer de mama e a importância da mamografia. O exame é uma das formas para detectar o câncer de mama e deve ser feito a partir dos 40 anos. O exame de imagem deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.


Confira alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama:


Não tenho histórico de câncer na minha família e por isso não preciso fazer exames.

Mito. A maioria dos diagnósticos positivos são de pessoas que não possuem histórico famíliar. O risco de câncer de mama pode estar associado a obesidade, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicos, cigarro. Nos casos em que há diagnóstico na família, de primeiro grau, ou seja, mães, filhas e irmãs, a mulher possui um risco maior em desenvolver a doença, necessitando realizar um acompanhamento médico e exames anuais.


Amamentar previne o câncer de mama.

Verdade. A amamentação é um dos aliados a saúde da mulher. Amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de mama, quanto maior for o período de amamentação, melhor é.


Faço o autoexame em casa e não preciso fazer mamografia.

Mito. O autoexame não substitui a mamografia e os cuidados com a saúde. A mamografia deve ser feita em mulheres a partir de 40 anos. A mulher deve observar as mamas com frequência, outros sinais de alerta como diferenças expressivas entre o tamanho dos seios, alterações nos mamilos e na pele da mama, inchaços incomuns na área merecem atenção. Ao notar qualquer alteração, procure o médico.


Alguns modelos de sutiã e o uso de desodorante podem causar câncer.

Mito. São histórias que surgem a partir de boatos na internet. Ainda não há comprovação de que os desodorantes ou o formato do sutiã podem provocar alterações nas células da região.


Hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de mama

Verdade. Obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas podem desencadear o câncer de mama. Manter um estilo de vida saudável reduz a incidência do câncer de mama.


Faça seus exames e visite seu médico regularmente.