57 milhões de brasileiros participaram de um trabalho voluntário em 2021





O voluntariado é um movimento que mobiliza crianças, jovens, adultos e idosos a doarem o seu tempo para apoiar ações sociais. Durante a pandemia, o voluntariado atingiu o seu auge no Brasil, segundo a pesquisa realizada pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e Datafolha revelou que 57 milhões de brasileiros participaram de um trabalho voluntário em 2021.


A pesquisa ainda destaca uma série histórica sobre os dados do voluntariado, em 2001 18% da população revelou ter feito ou estar fazendo algum trabalho voluntário. Em 2011, esse número subiu para 25% e, em 2021, registou um aumento de 56% da população adulta, com mais de 16 anos que informou que fez trabalho voluntário com organizações sociais.


O voluntariado é o “coração” do Horas da Vida, os profissionais de saúde doam uma hora do seu tempo para realizar atendimento médico para quem não tem plano de saúde, está na fila de espera no SUS aguardando uma consulta e são assistidos por organizações sociais parceiras do Horas da Vida.


Em oito anos de atuação, já passaram pelo Horas da Vida mais de 2.500 profissionais de saúde que doaram o seu tempo para realizar atendimento médico, realizar palestras ou participar de mutirões de saúde.

O voluntariado se reinventou na pandemia e muitas pessoas enxergaram uma nova oportunidade de ajudar o próximo. Segundo a pesquisa, a solidariedade foi que motivou 74% a se tornarem voluntários.


Confira a pesquisa sobre o voluntariado no Brasil em 2021 na íntegra