Colesterol: vilão ou mocinho da saúde?



Considerado por muitas pessoas como um vilão da saúde, o colesterol também tem o seu lado “mocinho” na história. O HDL considerado como “colesterol bom” é primordial para o funcionamento do corpo. Entender o funcionamento do colesterol é uma das formas de prevenir uma doença crônica não transmissível. O dia 08 de agosto é considerado pelo Ministério da Saúde o dia nacional de prevenção e controle do colesterol, sendo uma forma de conscientizar as pessoas sobre o colesterol.

O colesterol é um conjunto de gorduras que fazem parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pelo, fígado, intestino e coração, sendo essencial para a produção de alguns hormônios como vitamina D, mas para que ele seja benéfico a saúde é preciso manter seus níveis regulares.


O LDL é o “colesterol ruim”, quando seus níveis se encontram em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se um fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentando as chances de um Acidade Vascular Cerebral (AVC).


Quando fazer o exame de colesterol? A recomendação é que todos adultos e crianças acima de 10 devem dosar o colesterol e suas frações pelo menos uma vez por ano. Caso, o exame apresente níveis elevados, é importante procurar um médico para avaliar o seu colesterol. Lembre-se que o colesterol é uma doença silenciosa, os exames preventivos são a melhor forma de identificar se há desequilíbrio no organismo. O exame é disponível pelo SUS, sendo feito por meio da coleta de sangue. O exame apresenta os níveis de HDL e LDL e indicará se o paciente necessita de tratamento.


O controle do colesterol pode estar na alimentação!


Não tem segredo! Para manter o colesterol bom funcionando é importante seguir um estilo de vida saudável, o que significa diminuir o consumo de grandes quantidades de açúcares e alimentos processados. Trocas inteligentes na alimentação podem garantir a sua saúde. O açúcar e o sal podem ser vilões consumidos em excesso.

  • Use pequenas quantidades de sal ao preparar os alimentos. Opte pelos temperos naturais como orégano, pimenta do reino;

  • Se você não consegue abandonar o açúcar na hora de tomar um leite, chá, opte por uma pitada de açúcar;

  • Substituas as sobremesas com quantidades excessivas de açúcar por frutas ou sobremesas mais saudáveis;

  • Evite adquirir produtos que contenham muitos tipos de açúcares e/ou adoçantes, como xarope de milho, xarope de glicose, açúcar invertido, entre outros.