Dia Mundial do Diabetes: Saiba quais são as principais complicações da diabetes não controlada


No dia 14 de novembro é celebrado do Dia Mundial do Diabetes. O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue usá-la adequadamente. Alguns sintomas podem indicar o diagnóstico da doença:

Vontade frequente de urinar;

Fome excessiva;

Excesso de sede;

Mudanças de humor;

Náuseas e vômitos;

Visão embaçada;

Formigamento nos pés.


O que acontece se o diabete não for controlado?

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes pode ser tratado com medicamentos e mudança de estilo de vida, optando por uma vida mais saudável. Entretanto, se a doença não for controlada pode ocasionar diversos problemas para a saúde. Confira alguma das consequências se a doença for ignorada: -Visão alterada: as complicações da doença podem provocar visão embaçada e dependendo do grau pode evoluir para doenças como catarata ou alterações na retina. - Problema no coração: pacientes diabéticos que possuem hipertensão arterial, obesidade se não tratar das doenças têm mais chance de desenvolver doenças cardíacas. -Circulação: podem desenvolver a doença do “pé diabético” que são alterações que podem ocorrer no pé de quem diabetes. Por exemplo, feridas no pé que não cicatrizam e infecções nos pés.

-Digestivo:alterações no diabetes podem provocar sintomas de distensão abdominal e vômitos com resíduos alimentares e diarreia. -Pele: o paciente diabético é mais suscetível a ter uma sensibilidade maior para infecções de pele e nas unhas.

Ao notar os sintomas de diabetes, não hesite em procurar um médico para o diagnóstico.