Diabetes: Você cuida da sua alimentação?

Mayara Rabelo



Apesar de o tratamento adequado permitir que pessoas diabéticas convivam com a doença de forma controlada, a diabetes não possui cura. Entretanto, uma alimentação saudável com escolhas certas pode ser amenizar o risco da doença.

Com o aumento do número de pessoas diagnosticadas com diabetes, hoje existem diversos produtos no mercado que foram elaborados para deixar a alimentação dos diabéticos mais saborosa.


A Sociedade Brasileira de Diabetes preparou um manual com dicas de nutrição para quem é diabético.


Confira a lista de alguns alimentos que devem ser evitados e quais devem ser consumidos com frequência:


• Leguminosas: sinal verde para feijões, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha.

• Legumes em geral: exceto batata, batata doce, mandioca e inhame, esses alimentos possuem uma concentração de carboidratos. Eles podem ser consumidos em pequenas porções.

• Carnes magras, aves e peixes em geral: exceto carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, mortadela e salame.

• Gorduras boas: óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola), azeite de oliva, abacate.

• Oleaginosas: castanhas, amendoim, avelãs, nozes e amêndoas.

• Leite e derivados: devendo-se ter atenção para escolher iogurtes sem adição de açúcar.

• Frutas: por possuir um açúcar natural, denominado de frutose, devem ser consumidas em pequenas quantidades por pessoas com diabetes.

• Doces em geral: devem ser evitados.