Higiene feminina: como cuidar da higiene íntima?



Você sabia que também é importante cuidar da saúde íntima da mulher? A higiene íntima também merece uma atenção especial. Com alguns cuidados diários é possível prevenir doenças na região íntima feminina.

É importante ficar alerta a presença de corrimentos frequentes, odores ou qualquer alteração. Neste caso, é importante se consultar com um ginecologista para identificar o que causou essa infecção e seguir com o tratamento.


O que faz mal?


1) Deixar a calcinha secando no box do banheiro. Isso favorece para a proliferação de fungos. Você pode lavar a calcinha no banheiro, mas depois coloque para secar em outro local com sol.

2) Absorventes e protetores diários. Os protetores diários devem ser utilizados com recomendação, pois tendem a bloquear a ventilação na região.


3) Usar calça apertada. Calças muito justas prejudicam a transpiração. Evite fazer o uso frequente de calças apertadas.

4) Permanecer com o biquíni molhado por muito tempo

5) Ducha vaginal também não é indicado.

Sua saúde em primeiro lugar!

Faça a higiene íntima na hora do banho, utilizando um sabonete neutro ou de sabonete íntimo pode auxiliar, principalmente, em casos de irritação ou corrimentos de repetição. Opte usar calcinhas de algodão, assim como calças mais largas e saias para ajudar a arejar a região vaginal.


No período da menstruação, é importante fazer a troca diária dos absorventes internos ou externos. Marque uma consulta com o ginecologista para fazer exames e verificando a sua saúde íntima.