Sobrepeso e Obesidade: você sabe a diferença?



Calcular o seu índice de massa corporal (IMC) é uma forma de desvendar este mistério se você está com sobrepeso ou com algum grau de obesidade. Ficar atento ao seu peso pode prevenir sérios problemas de saúde.


De acordo com a tabela no site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o IMC ideal está situado entre 18,6 e 24,9. De 25 a 29,9, a pessoa já passa a ser considerada com sobrepeso.


Como identificar o sobrepeso? Alguns fatores no seu dia a dia podem ocasionar os quilinhos a mais, por exemplo, como uma vida sedentária, falta de exercícios físicos, distúrbios alimentares e alimentação baseada em fast food ou alimentos processados.


O acúmulo dessa rotina pode elevar o seu sobrepeso para o grau I de obesidade que é um sinal de alerta.


A obesidade inicia quando o IMC é igual ou superior a marca de 30. Isso indica que o acúmulo de gordura por todo o corpo supera a quantidade de massa muscular no organismo.


O Ministério da Saúde divulgou em uma pesquisa que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos 5x por semana. Apenas 20,2% ingerem a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.


Driblando o sobrepeso

· Mantenha-se ativo, faça exercícios em casa;

· Cuide da sua alimentação, prefira os alimentos naturais;

· Diminua a frequência do consumo alimentos processados;

· Informe-se sobre os problemas que o sobrepeso pode ocasionar;


Consulte sempre seu médico.